
MENSAGEM DO PRESIDENTE
A Fundação Brazão Mazula (FUNBRAMA), que tenho o prazer de apresentar, resulta da admiração ao seu patrono da parte de alguns cidadãos e da necessidade de ver continuado o seu legado na Educação, Formação, Pesquisa científica e contributo social.
Com um olhar imparcial, não é dificil constatar que a vida de Brazão Mazula é marcada pela sua contribuição no âmbito da Educação, Formação, Pesquisa científica e Publicações, aliás o título de Professor Catedrático, por ele alcançado, é prova. Maior parte do seu tempo é tomado pela leitura, viagens de pesquisa e divulgação do resultado da sua reflexão e investigação. Brazão Mazula é sobejamente conhecido em Moçambique, sua pátria natal, e além fronteira, pelas suas intervenções académicas e científicas de elevado nível e impactantes. Brazão Mazula é motivo de orgulho ao menos para algum sector da sociedade.
O nível e a qualidade da sua contribuição social impelem a uma ação em vista da sua preservação e réplica. Foi neste contexto que, um grupo de seus admiradores, sentiu a necessidade de criar uma Fundação vocacionada à Educação e Formação da pessoa humana, Pesquisa e intervenção social em várias áreas, a exemplo do seu patrono, que é um homem multifacetado e de valor incomensurável, pretendendo ver Brazão Mazula replicado e imortalizado.
Inspirado no seu patrono, a FUNBRAMA terá o seu foco na área da Educação, Formação humana e pesquisa científica.
Para além do seu foco principal a FUNBRAMA almeja ser uma plataforma social para o diálogo inter-geracional em vista a uma sociedade mais harmoniosa.
É igualmente objectivo da FUNBRAMA contribuir na reconciliação dos vários sectores sociais para uma sociedade mais fraterna.
A religião joga um papel preponderante na vida de uma sociedade. É intenção da FUNBRAMA incentivar o estudo do fenómeno religioso e encorajar o diálogo inter-religioso.
Para um trabalho acurado nestas e noutras áreas, a pesquisa científica afigura-se crucial. É ambição da FUBRAMA investir na pesquisa. Na vertente da pesquisa, é sonho da FUNBRAMA ver um dia a nascer, no seu seio, uma Universidade- referência na busca da verdade.
Faz também parte do seu pacote de propósitos, ter um olhar para outros âmbitos sociais mormente aqueles que carecem de alguma intervenção para a edificação de uma sociedade mais equa.
A FUNBRAMA imensamente agradece a todos os que contribuiram para o seu nascimento, e espera contar com todos para a prossecucução dos objectivos que ditaram a sua criação.
P. Rafael Sapato
